Por Iádyne Bronzeado Guimarães
Em O cangaceiro do futuro, somos imersos em um universo inovador, onde o passado se encontra com o futuro de maneira cômica. No centro dessa narrativa singular está o personagem Virguley, cuja jornada nos leva a explorar a história do sertão nordestino na época do cangaço.
Na trama, Virguley, cujo o nome é inspirado no líder Virgulino Ferreira, o Lampião, é um nordestino que tenta a vida na cidade de São Paulo como motoboy e artista de rua, e durante suas aventuras acaba sendo transportado para o ano de 1927. Durante sua jornada no passado, Virguley, que tem uma fisionomia muito parecida com o “Governador do Sertão”, acaba assumindo seu papel pela região e formando seu próprio bando.
Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, Virguley e seu bando se aventuram pelo sertão nordestino vivendo um novo cangaço, onde os termos e referências usadas traçam uma conexão entre os fatos do passado e do futuro de forma humorística. “Lockdown”, “airfryer” e outros termos atuais são parte do linguajar do nosso personagem principal que diversifica seu repertório linguístico com termos “estrangeiros” tornando a série ainda mais leve e engraçada. Nessa produção, as tradições do cangaço são reinterpretadas, mostrando como os valores e os dilemas humanos ultrapassam as décadas.
A trama é uma parceria entre o talentoso ator Edmilson Filho, intérprete de Virguley, e o renomado autor Halder Gomes, que tem sido uma fonte constante de sucesso e criatividade no cenário audiovisual nordestino e nacional. Ao longo dos anos, essa colaboração deu vida a uma série de obras que conquistaram o coração do público com a temática do cotidiano nordestino, seu humor e histórias envolventes. Entre suas produções, estão Cine Holliúdy, O Shaolin do Sertão, Bem-Vindo a Quixeramobim, Cabras da Peste e o mais recente, O Cangaceiro do Futuro.
A brilhante parceria entre o ator e o autor cearenses tem sido fundamental para o crescimento do audiovisual nordestino, celebrando a riqueza cultural e as tradições da região. Essa parceria demonstra o poder da colaboração artística quando enraizada na autenticidade e na paixão pela cultura local. A combinação única entre a memória e o futuro faz da série uma obra singular, cativante e surpreendente, com boas doses de humor para divertir toda a família. A trama é uma experiência imperdível para os amantes de obras nordestinas. A série está disponível na plataforma de streaming Netflix.