“Quero água”

É Cinema NE É Cinema NE
3 leitura mínima

A história de um homem que não deixou as dificuldades da vida lhe abaterem e usou delas para ter sucesso.

Por Isabel Freitas

O curta de ficção Quero Água foi produzido em 2009, no município de Forquilha, interior do Ceará e conta a história do protagonista Zeca, interpretado pelo ator e diretor do filme, Paulo Talentos. A produção foi exibida no quadro “Curta Ceará” da TV Assembleia – Ceará, que abre espaço para que cineastas da região divulguem seus trabalhos no formato de curtas-metragens e documentários. Os filmes exibidos nesse quadro ficam disponíveis para o público no canal da TV Assembleia – Ceará, no Youtube.

A história de Zeca se passa num sertão onde predomina a seca. Homem que luta diariamente contra a escassez de alimentos e água, Zeca é um homem simples, que trabalha com o roçado desde sempre e nunca foi alfabetizado, por isso sempre teve que estar disposto a tentar de tudo para garantir o seu sustento.

Ao criar uma dívida em uma venda perto de casa, após comprar um balde e colocar como garantia a sua bicicleta, Zeca fica em um dilema sem sabe o que fazer para pagar a conta. Durante sua caminhada para pegar água com o balde que acabou de comprar, ele recebe uma proposta de fornecer água para um de seus vizinhos. Desde então, todos que ficaram sabendo que Zeca pegava água, passaram a pagar por esse serviço árduo e pesado, que ninguém queria fazer. Vendo ali uma maneira de obter uma renda, ele não perdeu tempo em tornar isso sua nova profissão, começando a empreender com os recursos que tinha à sua disposição. O desfecho dessa história você pode descobrir assistindo o filme.

O curta metragem é um ótimo exemplo da realidade de algumas pessoas, nos mostra a perspectiva daqueles que tem que lutar muito para obter o mínimo, como água e alimento, mas também nos ensina o valor do esforço e até onde podemos chegar a partir de nossa dedicação diante de alguma oportunidade.

Assista:

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
plugins premium WordPress