Você conhece o Cine das Almas?

É Cinema NE É Cinema NE
5 leitura mínima

Festival de cinema de Itabaiana realizou sua 2ª edição em 2023 e promete para os próximos anos

Por Claudiane Brito

A primeira edição do Cine das Almas, festival de cinema de Itabaiana, na Paraíba, foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2022. As exibições das produções cinematográficas aconteceram na Taberna Cultural da cidade com uma quantidade limitada de espectadores, para manter as medidas de proteção contra a COVID.  O homenageado da primeira edição foi o cineasta Vladimir Carvalho, com intuito de disseminar o trabalho do artista pouco reconhecido em sua cidade natal.

O público prestigiando o Festival de Cinema de Itabaiana. Foto por: Rafinha Soares

A segunda edição aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de março de 2024, como parte da Semana do Audiovisual, em paralelo com o 6º Cine Paraíso, realizado na cidade de Juripiranga. Neste ano os Festivais homenagearam um dos mais respeitados artistas paraibanos, o Fernando Teixeira. Nos três dias de festival foram exibidos em praça pública diversas produções audiovisuais de artistas paraibanos e de outros estados. Além das mostras de filmes, também foram realizadas oficinas voltadas exclusivamente ao mundo do audiovisual.

Segundo o organizador do festival Edglês Gonçalves, a ideia do projeto é resgatar o cinema na região interiorana. “Cine das Almas foi criado para dar continuidade às práticas de fazer cinema no interior, onde era um meio de diversão nas noites badaladas da cidade”. Ele ressalta que a finalidade do projeto é dar continuidade a essa prática e incluir a comunidade artística no festival, desde participação nas inscrições dos materiais para exibição, à votação para a premiação dos filmes.

Neste ano o festival contou com exibição de 22 filmes escolhidos entre os mais de 900 enviados para seleção, 7 deles foram da mostra de “Cunha Nacional”, 9 da Mostra “Oxe Paraibana”, 6 da “Mostra das Almas” e ainda contou com apresentação de mais 6 da mostra Infantil, nomeada como mostra “Saci” que foram exibidas apenas nas escolas.

Dividido em quatro etapas, o evento englobou toda cidade na sua realização. A primeira etapa consistiu em realizar oficinas em três escolas da cidade, na segunda etapa foram realizadas palestras, a terceira contemplou a exibição da mostra “Saci” nas escolas e a quarta que consistiu na exibição dos filmes em praça pública.

Com apoio financeiro da Prefeitura da cidade e da Lei Paulo Gustavo, o festival encerrou suas atividades com premiações aos vencedores das mostras competitivas, com resultados definidos pelo júri e voto popular e com um show musical do artista Rafael Loretto. Diante do sucesso do evento, há grandes expectativas para a próxima edição.

HOMENAGEADO

Fernando Teixeira marcou presença no Cine das Almas em dois dos três dias do festival, no segundo dia de evento foi exibido o filme Capitão Astúcia, filme protagonizado pelo artista. O ator, que é natural do município de Conceição, na Paraíba, foi escolhido por ser um dos precursores do cinema e do teatro paraibano. Ele possui uma extensa filmografia e várias participações em novelas, mas um dos marcos de carreira foi sua atuação no filme Baixio das Bestas (2007).

Além de várias homenagens em festivais, em abril de 2013, Teixeira foi homenageado pelo dramaturgo Tarcisio Pereira em seu livro nomeado de Fernando Peregrino.  Aos 81 anos Fernando mantém-se dinâmico conduzindo e atuando em diversas peças teatrais. O evento também apresentará o livro Fernando Teixeira – A intuição criativa (Editora A União). A obra escrita por Lucina Dias foi lançada em outubro de 2023 e analisa o trabalho do ator.

Fernando Teixeira no Festival de cinema  de Itabaiana – PB.
Foto por: Rafinha Soares

NOME DO FESTIVAL

Há pessoas que se referem a cidade como Itabaiana, que significa Pedra que dança, referente a uma pedra vermelha que fazia movimentos rotatórios existente no leito do rio Paraíba. Já outros a chamam de Tabaiana, palavra do vocabulário indígena que significa morada das almas, e foi inspirado nesse segundo significado que surgiu o nome Cine das Almas, que traz em sua programação a Mostra das Almas, que consiste em exibir filmes do gênero terror, suspense e mistério.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
plugins premium WordPress