Uma história marcada pela fé e determinação
Por Luanna Andrade
O filme Pureza (2022), protagonizado por Dira Paes, retrata a história real de Pureza Lopes Loyola, mulher maranhense – nascida em um pequeno município chamado Presidente Juscelino – que saiu em uma busca incessante pelo seu filho. Abel (Matheus Abreu) cansado de trabalhar na produção de tijolos e com o sonho de proporcionar uma vida melhor para a mãe, resolve ir para o estado do Pará trabalhar no garimpo, mas ele acaba desaparecendo.
Ao longo do filme é possível acompanhar a trajetória de coragem, fé e persistência de Pureza. Ela sai de sua cidade natal (Bacabal) convicta de que vai encontrar seu filho. Após viajar e conseguir contato com um padre da cidade, ela descobre que o filho pode ter sido aliciado por um fazendeiro chamado João Leal (Alberto Silva Neto), que é muito conhecido entre a população por ter a narrativa enganosa de que na fazenda os homens teriam salário e boas condições de vida.
Determinada a encontrar Abel, Pureza acaba se oferecendo para trabalhar como cozinheira em uma das fazendas. A partir desse ponto da trama, a protagonista começa a presenciar o trabalho análogo à escravidão e todas as crueldades as quais os homens eram submetidos. Por estar naquele ambiente, Pureza, por natureza das condições, era obrigada a ver as injustiças e mortes, o que a deixou com mais vontade de encontrar seu filho e ajudar todos que estavam sendo enganados.
O longa-metragem conta com cenas fortes e marcantes que mostram, de forma muito realista, as condições de vida às quais os trabalhadores são forçados a viver, além disso, os produtores Renato Barbieri e Marcus Ligocki Júnior tiveram o cuidado de mostrar que isso ainda acontece na contemporaneidade. Nesse momento do filme, Pureza, com ajuda de uma representante do Ministério do Trabalho, vai até Brasília com o intuito de relatar tudo o que tinha presenciado, mas ela não contava com o fato de que o senador tinha relação direta com o que acontecia nas fazendas.
Daqui pra frente é para você que gosta de spoiler… o final conta com relatos reais de alguns trabalhadores daquela região, além do fato de que depois de muito procurar, Pureza reencontra seu filho em uma cena emocionante onde os dois se aconchegam no abraço um do outro. Para fechar com chave de ouro, o filme traz um contraste entre a foto dos atores e a foto das figuras que foram inspiração para a história. Vale a pena assistir!
Ficou interessado pela narrativa do filme? Ele está disponível na plataforma de streaming GloboPlay