Há quase duas décadas na Paraíba dando visibilidade ao cinema da região
Por Marta Sales
Campina Grande, a Rainha da Borborema, é o lugar onde a magia do cinema ganha destaque quando acontece o Comunicurtas, O festival de cinema se aproxima de suas duas décadas, celebrando o reconhecimento por ser um dos mais importantes festivais de curtas-metragens do país, com projeção internacional, reconhecido por sua qualidade e como uma vitrine para novos talentos.
Iniciado em 2005, surgiu com o intuito de trazer renovação para o cenário audiovisual regional, de modo a proporcionar um espaço para que os produtos produzidos pudessem ser exibidos e discutidos, ampliando assim o campo de aprendizado, interação e debate sobre estes. Seu foco é promover e celebrar a produção audiovisual brasileira, com qualidade, diversidade e compromisso com o cinema nacional, dando destaque aos curtas-metragens, que muitas vezes são subestimados, mas representam verdadeiras joias do cinema.
Entretanto, não para por aí. O Comunicurtas evoluiu com o passar de suas edições e atualmente 11 mostras compõe o seu quadro de exibição, abrangendo diversas categorias e temas do audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento da indústria do cinema na Paraíba e estimulando a troca de conhecimento e vivências entre os profissionais do setor.
Para além de todo este caráter de vitrine para produções cinematográficas, o festival também é uma oportunidade de aprendizado prático para os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba, permitindo-lhes participar ativamente na produção e gestão do evento. Essa experiência ajuda no aprimoramento de suas competências profissionais e na ampliação de sua rede de contatos na indústria audiovisual. O sucesso do festival é fruto do trabalho conjunto da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, por meio de seus setores de comunicação, em parceria com a Ypuarana Cultural.
A última edição aconteceu em dezembro de 2023 e as inscrições para a 19ª edição de 2024 ainda não foram anunciadas. Para saber mais fique ligado no instagram e site do projeto.