Por Luiza Dotta
O Festival Internacional de Cinema No Meio do Mundo – FestCiMM – tem caráter independente, cultural e educacional com filmes de curta e longa metragem, nacionais e internacionais e visa proporcionar encontros, reflexões e trocas entre realizadores, fomentando o cenário do audiovisual brasileiro e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros de forma híbrida. Atua como um festival internacional de filme independente e cobrirá produções audiovisuais, inéditas ou não, curtas e longas metragens produzidos em qualquer formato existente e para qualquer plataforma de exibição nas categorias de ficção, animação, documentário e experimental. Os curtas devem ter até 20 minutos e os longa-metragem devem ter no mínimo 70 minutos.
O festival é aberto a profissionais (pessoas físicas ou jurídicas), amadores e estudantes do segmento do audiovisual. A produção inscrita pode ser autoral ou em coautoria.
A temática desta VI edição, Territórios Afetivos, aborda a presença do cinema na sociedade e na cultura, pois desde sua criação tem dado ao ser humano possibilidades de alargamento da percepção da realidade. Um filme imagina e cria um poderoso ponto de referência para o ser humano, produzindo um vasto território afetivo e um convite permanente à alteridade.
A edição 2024 do FestCiMM celebrará a presença do Cinema no cotidiano e na construção de “territórios afetivos” contemplando uma grade de filmes cuja programação volta-se para reflexão da identidade e ação simbólica do cinema e que serão o ponto de partida para o Fórum: CINEMA: TERRITÓRIOS AFETIVOS, com mesas, debates, comentários, publicações e análises fílmicas sobre o temário. As inscrições encerraram em maio e o festival será realizado a partir do mês de agosto nas cidades: Diadema – SP João Pessoa – PB Garanhuns – PE.